Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

Principal festa religiosa de Pirenópolis, a Festa do Divino é uma mistura de fé, cultura e tradições da cidade.

Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis é uma das mais importantes celebrações religiosas que acontecem na cidade. Trazida pelos colonizadores portugueses, os primeiros registros de seu acontecimento datam de 1819.

Em 15 de abril de 2010 a festa do Divino Espírito Santo foi registrada como Patrimônio cultural imaterial brasileiro reconhecido pelo IPHAN, tornando-se, juntamente com o Círio de Nazaré no Pará, as duas únicas manifestações religiosas agraciadas com este título.

Nessa festa, que acontece sempre cinquenta dias depois da Páscoa (Pentecostes), a figura do Imperador é ponto central em toda sua organização. Em sua casa o festeiro convida os visitantes a confraternizarem, sempre com muita fartura. A comunidade toda se une para preparar os alimentos e ofertar gratuitamente e diariamente a todos aquele que desejem participar.

Durante sua celebração, Pirenópolis fica repleta de atividades por todos os cantos. Fogos, danças, apresentações de grupos folclóricos e músicas tradicionais atraem diversos turistas da região e de todos os lugares do Brasil, alguns por motivos religiosos, outros em busca dessa tradição tão bela e rica culturalmente, enraizada nos corações e na alma de todos que participam da sua realização.

É possível afirmar que, durante a Festa do Divino, a cidade de Pirenópolis mostra sua verdadeira cara. Uma cidade que sabe acolher os visitantes, mostrando com orgulho sua cultura, tradição e sua fé.

Breve faremos uma matéria detalhada sobre a Festa do Divino, contanto sua história e descrevendo cada passo desta maravilhosa celebração.

Fique por dentro de tudo que acontece em Pirenópolis em nosso site. VemPraPiri. É sensacional!