Por:

Crianças e o banho de cachoeira: o que o contato com a natureza nos revela sobre o desenvolvimento dos pequenos.

Conheça os benefícios que a relação com a natureza e o banho de cachoeira promovem no desenvolvimento das crianças. Leia todos e traga os pequenos pra Piri

O contato com a natureza traz inúmeras vantagens pra todos, independente de idade, sexo ou classe social. E quando se avalia os benefícios que a relação com a natureza gera no desenvolvimento das crianças, percebe-se uma intensa estimulação da criatividade, desenvolvimento da coordenação motora, além de evitar problemas de saúde, como miopia e hiperatividade.

O que Pedagogos dizem sobre levar os pequenos pra tomar um banho de cachoeira e as influências no desenvolvimento das crianças

Educadores são diretos quando dizem que as crianças, ao aprender a ver as situações numa perspectiva diferente, como tomar banho na cachoeira, serão mais sensíveis e atentas ao que está acontecendo ao seu redor, porque sentirão de verdade que fazem parte desse contexto.

foto pirenópolis criança brincando na cachoeira rio

Em contato com a terra, com os animais, as cores e os sons da natureza, as crianças apuram os cinco sentidos e descobrem novas percepções, reconhecendo a natureza. Tirar o sapato e andar descalço pela grama é diferente do que apenas olhar a grama. Por vivermos em uma sociedade muito visual, é preciso colocar a criança em contato com o mundo para desenvolver a sensibilidade.

Isso porque a criança se apropria da sensação de estar em contato com a natureza e a leva como experiência. Para elas, os benefícios vão além da saúde mental, uma vez que mexer na terra, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e auxilia na perda de peso e estimula a independência.

Para especialistas, o contato com alguns microorganismos é importante no desenvolvimento das crianças porque ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. Isso cria anticorpos e melhora a resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e microorganismos presentes no meio ambiente.

Iniciativa da creche pública de Natal (RN) de incluir banhos de cachoeira na rotina de crianças

É importante que desde a infância as crianças precisam interagir com a natureza e pensando nisso, uma creche pública em Natal (RN), inclui banhos de cachoeira na rotina de crianças de 1 a 3 anos de idade.

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Sabino Gentille, da Rede Municipal de Educação de Natal  incluiu passeios ao ar livre na rotina das crianças, aproveitando toda a riqueza da biodiversidade local. Os primeiros a participar dos passeios foram os alunos do Berçário I e Berçário II. Eles foram levados pelos professores e demais funcionários da creche para visitar a Cachoeira de Pitangui.

Rita Bezerra, coordenadora pedagógica da instituição, registrou tudo em vídeo. Rita conta que, incentivados pelas altas temperaturas  da“Cidade do Sol”, como é conhecida Natal, resolveram fazer um banho ao ar livre com músicas e batucadas. “Assim, a cantarola aconteceu debaixo d’água, onde cantamos juntos e fizemos o Cirandá Cirandê do CMEI. Sabem onde? Na Cachoeirinha de Pitanguí”, conta.

Veja abaixo o vídeo da criançada na Cachoeira de Pitangu.

O objetivo principal deste projeto é que a natureza faça parte da rotina das crianças para que aprendam a respeitá-la e cresçam de forma mais saudável.

E aí, o que você acha da ideia de levar seus filhos para aproveitarem a natureza? Piri tá cheia de cachoeiras lindíssimas 😉

Confira aqui, aqui e aqui dicas incríveis e pais que levaram seus filhos para se divertirem em Pirenópolis.