Por:

O banho de cachoeira e seus benefícios para o corpo e para a alma.

Um banho de cachoeira pode ter benefícios para o nosso organismos que vão muito além de ser uma opção de lazer. É relaxamento. É vida.

Todo mundo procura equilíbrio mental, espiritual e físico para poder enfrentar a rotina estressante em que estamos inseridos. Depois de tanto trabalhar, estudar, chega um momento que nós queremos uma opção para fugir do estresse da vida cotidiana.

Uma ótima ideia para relaxar e conhecer as belezas naturais que nos cercam é tomar um bom banho de cachoeira. Sim, parece pouca coisa, mas a quantidade de melhorias que essa prática pode trazer para a nossa qualidade de vida pode te surpreender.

As águas geladas da cachoeira, os sons únicos da natureza, o aroma irresistível das flores, tudo isso pode produzir inúmeros efeitos a favor do nosso bem-estar. Quando estamos desanimados, chateados com alguma situação ou com alguém, ajuda muito contemplar e ter contato com a natureza e as águas frias das cachoeiras. Elas te levarão para um outro mundo, de paz, calma e reflexão.


Em forma reduzida, conheça os principais benefícios do banho de cachoeira para o corpo:

  • O corpo se energiza

  • A agua fría faz bem à pele

  • Ótimo para a circulação sangüínea

  • Aumenta a imunidade

  • Ajuda na recuperação muscular

  • Xô depressão

  • Auxilia na perda de gordura


São muitas benfeitorias, né?

Agora que você já sabe por que o banho de cachoeira faz bem, entenda a fundo cada ponto citado acima. Ah, e já sabe, né? Viva na prática esses benefícios.

Boa leitura.

Banho de Cachoeira na belíssima Cachoeira do Abade Fotos de cachoeira Pirenópolis
Cachoeira do Abade
Por: Lucas Rodrigues Alves da Silva

O corpo se energiza com um bom banho de cachoeira

As águas provenientes das montanhas, que atravessam as pedras e desembocam nas cachoeiras, ofertam para o corpo um vigor sem igual. Quem recebe essa energia consegue vencer a falta de ânimo e o cansaço que se vão assim que você entra na cachoeira. Não há mal que não se vá com essa vibe positiva.

Quando se entra em baixo da queda d’água gelada, você pode se impactar com o choque que o corpo recebe, no início pode ser mais incômodo do que reconfortante. Só que quando você assimila o golpe e aprofunda a respiração, o corpo se adapta e consegue manter a temperatura. O aumento da frequência cardíaca deixa você mais atento, e cheio de energia para seguir com o seu dia.

Os beneficios do banho de água fria

As gélidas águas de um banho de cachoeira oferecem tratamento bom e natural para sua pele e seus cabelos e é excelente para não deixar a pele ressaca e tira a oleosidade dos cabelos.

Como de costume, nós tomamos banhos quentes e isso tende a ressecar a nossa pele. A água fria aperta os poros e as cutículas evitando que eles fiquem entupidos. Nos cabelos, a água sela os poros do couro cabeludo para evitar que a sujeira penetre, deixando os cabelos refinados e com menos oleosidade.

 

Beneficia a circulação sanguínea e aumenta a imunidade

Quem tem problemas de circulação sanguínea vai sentir que o banho de cachoeira com água fria vai colaborar para que esse problema diminua. Ela incentiva a circulação, levando o corpo a bombear o sangue com mais eficiência, o que aumenta a saúde do coração a longo prazo.

Esse processo faz com que o corpo aumente por exemplo, a produção de glóbulos brancos, e auxilia também no funcionamento do sistema respiratório, combatendo problemas como doenças crônicas. Além disso, o sistema imunológico fica mais resistente a doenças.

Ajuda na recuperação muscular

Quem prática esportes sabe como é importante recuperar os músculos que são forçados durante a atividade. Para obter resultados na academia, por exemplo, é necessário que os grupos musculares trabalhados tenham uma recuperação boa. Esse é mais um benefício que as águas geladas das cachoeiras podem proporcionar.

Um aliado contra a depressão

Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o banho de cachoeira pode auxiliar no tratamento da depressão e até mesmo outros distúrbios psicológicos. O choque entre o nosso corpo e a água fria que cai da cachoeira provoca uma sensação de calma e bem-estar, essa sensação, aliada com o contato direto com a natureza a longo prazo, pode ajudar muito no combate aos sintomas da depressão.

Além disso, a prática de exercícios físicos, o desligamento do mundo tecnológico e o contato mais próximo com a natureza são coisas que favorecem a nossa saúde, e, além disso, muitas vezes são trilhas que proporcionam o acesso às cachoeiras, portanto, de quebra você ainda pode ter uma bela história de aventura para contar.

Favorece a perda de gordura

Com certeza você não imaginaria que o banho de cachoeira pode te ajudar na perda de gordura, não é mesmo? Há dois tipos de gordura em nosso organismo: a gordura branca e a gordura marrom.

A gordura branca é aquela que costuma nos irritar, a considerada gordura ruim. Ela fica alojada, por exemplo em nossa barriga, no formato dos chamados “pneuzinhos”. Já a gordura marrom funciona como um produtor de energia, ela que é responsável por nos sentirmos com vigor para realizar as tarefas e nos sentirmos aquecidos.

O choque com a água gelada da cachoeira, que faz com que precisemos nos sentir aquecidos, o que, por sua vez, faz com que nosso corpo libere mais da gordura marrom. Esse processo ajuda imediatamente na eliminação da gordura branca.

Quer saber a melhor parte disso? Essa gordura branca é muito difícil de ser eliminada apenas em exercícios ou tarefas básicas do dia-a-dia, algo que torna essa possibilidade ainda mais interessante.

Parando para analisar os benefícios, além de você ter a chance de experimentar uma aventura única, conhecer novas paisagens e belezas naturais que muitas vezes não paramos para conhecer; cuidar da sua pele e cabelo; corpo e saúde mental e física (por meio de sistema imunológico, cardiovascular e até mesmo sistema respiratório), você ainda pode trabalhar a gordura boa do seu corpo e eliminar a gordura ruim, que está diretamente ligada ao ganho de peso.

Cachoeiras em Pirenópolis, um relaxante para o corpo e para a alma.

Quando se pensa em banho de cachoeira não dá para não lembrar da cidade de Pirenópolis. A cidade é conhecida mundialmente pelas suas belezas naturais e tem mais de 80 cachoeiras espalhadas por toda a região. Ideal para quem quer encontrar aquela água cristalina para relaxar. Dentre as diversas opções, a Cachoeira dos Dragões merece destaque. O paraíso é formado por 8 cachoeiras, dispostas em um percurso de 4km em trilhas bem construídas. Você encontra um verdadeiro caminho natural, campos úmidos, veredas, cerrados e campos rupestres. Pirenópolis é um refúgio para quem está em busca de purificação para o corpo e alma.

Veja nossas diversas opções de hospedagem e se jogue em nossas deliciosas cachoeiras!


Conheça outras dicas dos benefícios do banho de cachoeira

Melhores cachoeiras de Pirenópolis que você precisa conhecer