Por:

Cinco cachoeiras e lugares para conhecer em Pirenópolis

Confira essas dicas de cachoeiras em Piri e lugares para conhecer em Pirenópolis. Escolha o seu roteiro preferido e VemPraPiri.

Se você está com tempo livre e pensando em viajar, temos um lugar perfeito para fazer passeios turísticos com a família, amigos ou em casal: a cidade de Pirenópolis.
O município fica localizado no estado de Goiás, com cerca de 20 mil habitantes, a 130km de Goiânia e 140 de Brasília.

mulher arquitetura pirenópolis piri

A cidade de Pirenópolis foi fundada como um arraial em 1727, por um grupo de garimpeiros com a missão de descobrir novas jazidas de ouro, e foi por conta disso que a cidade deve o seu crescimento.
Para a sorte dos que viviam por lá, a agricultura, a pecuária e o comércio tomaram grande proporção, o que ajudou no desenvolvimento do município.
O nome Pirenópolis surgiu pela homenagem a serra de Pireneus, que cerca toda a região. Nos dias atuais, a economia é baseada em artesanais, extração de pedra e turismo.
A pedra já leva o próprio nome da cidade, “A pedra-de- Pirenópolis”, e é usada na construção para pisos e na decoração de ruas e casas da cidade.
O turismo se baseia na Festa do Divino Espírito Santo, que acontece 50 dias após a Páscoa e tem a duração de 12 dias, com desfiles das bandas de música, queima de fogos, bailes e outros eventos.
Outra base para o turismo, muito importante para o local, são as belas cachoeiras em Pirenópolis.

Quatro cachoeiras em Pirenópolis para visitar

1. Cachoeiras do Rosário

Cachoeira do Rosário em Pirenópolis

A Cachoeira do Rosário é um dos principais atrativos de Pirenópolis, com a queda livre mais alta da região e vencedora do certificado de excelência do TripAdivisor todos os anos. Quem visita o local poderá se deliciar com a verdadeira comida caipira, pois o local oferece restaurante.

2. Cachoeira do Abade

Para quem gosta um pouco mais de aventura, ou quer se arriscar no rapel, a cachoeira do
Abade é uma ótima escolha. São duas opções de trilhas para chegar lá: A mais longa, do Vale,
tem o atrativo de mirantes, quatro cachoeiras e uma ponte que da para uma piscina natural. O
segundo caminho, mais curto, tem acesso a duas cachoeiras.
A queda das águas cristalinas da Cachoeira do Abade cai em um grande poço que é ideal para
fotos e mergulhos. Esta localizada a 17 km da cidade, e o local também conta com uma ótima
infraestrutura com banheiros, lojinhas, bibliotecas e estacionamento.

3. Cachoeira Paraíso

A cachoeira foi recentemente aberta ao público, e fica a 30 km da cidade. O local era anteriormente conhecido como Colônia dos Pedreiros, e o que mais impressiona os turistas é o poço de águas cristalinas. São três quedas de água e seis piscinas naturais, ótimas para levar crianças e idosos para visitar o lugar. A caminhada até as cachoeiras é tranquila, são 120m de caminhadas e estrada de pedra
nivelada, desde o estacionamento. Outra vantagem é o restaurante que serve comida caipira e
comporta ate 80 pessoas.

4. Cachoeira do Lázaro

@marinampires Em Cachoeira do Lázaro em Pirenópolis Três dias em Pirenópolis

O destaque da cachoeira são as areias brancas ao seu redor, realçando a sua beleza e tornando-a uma praia natural. Por ser uma cachoeira sem muitas correntezas, é ideal para um passeio em família. Fica localizada a 11 km da cidade e contém uma ótima infraestrutura, com banheiro, lanchonete e salva-vidas.

Cinco lugares além das cachoeiras em Pirenópolis para visitar

Pra quem busca roteiro cultural e/ou mais diversão, Pirenópolis tem muito mais para apresentar. A seguir, vamos listar alguns pontos turísticos interessantes para agregar ao seu passeio:

1. Igreja Matriz da Nossa Senhora do Rosário

Por: Denise Saenz Igreja Matriz Pirenópolis

A igreja é o maior e mais antigo monumento do estado de Goiás, localizada no centro da cidade de Pirenópolis. Foi construída em 1728 por escravos, e só foi terminada em 1732, e, desde então, foi reconstituída varias vezes.
No ano de 2002, um acidente incendiário destruiu tudo o que se tinha preservado durante todos esses anos. Agora, completamente restaurada, é um dos cartões postais mais conhecidos, e um ótimo lugar para uma foto. Ou seja, vir em Pirenópolis e não postar várias fotos no Insta com a igreja de pano de fundo, não vale!

2. Centro histórico de Pirenopolis

O centro da cidade é um ótimo lugar para viver o passado, porque mantém ainda os casarões do século XVIII. No centro também é onde se encontra Teatro Sebastião Pompeu de Pina e o Cine Teatro Pireneus. Ambosoram construídos em 1899 e está localizado na Praça da Matriz. Em comemoração ao seu centésimo aniversário foi restaurado com o desenho e as estruturas originais preservadas.

3. Rua do Lazer

magalizinhasemação meninas na rua do lazer, pirenopolis-go

Para aqueles passeios noturnos não pode faltar visitar a Rua do Rosário, mais conhecida como a Rua do Lazer, lotada por vários bares e restaurantes com comidas locais goianas e até pratos internacionais.
Além disso, a rua é cheia de festas, shows e gastronomia, para quem quer fazer um passeio de casal ou curtir uma festa com os amigos.

4. Museu do Divino Espírito Santo

Como o nome já diz, o museu vem para contar um pouco mais da historia dessa tradicional
festa feita em Pirenópolis que tem a duração de 12 dias e acontece 50 dias depois da Páscoa.
Foi aberto em 2009 e o acervo do museu conta com fotografias, peças e vídeos que tem o
propósito de contar ao visitante qual a origem dessa festa.

5.  Museu Rodas do Tempo

Logomarca museu Rodas do tempo em Pirenópolis

Para os amantes do motociclismo e que vierem em Pirenópolis, não deixem de visitar o incrível Museo Rodas do Tempo. Lá você encontrará um museu com um acervo incrível. O Museu Rodas do Tempo, em Piri, apresenta bicicletas motorizadas, motocicletas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter.