Por:

Saiba como conhecer cachoeiras gratuitas em Pirenópolis

A cidade de Pirenópolis é muito procurada por visitantes que querem conhecer as suas belezas naturais. Porém, o que poucos sabem é que existem algumas cachoeiras gratuitas em Pirenópolis e são elas que vamos mostrar para vocês nesse post. Acompanhe agora mesmo!

Cachoeiras gratuitas em Pirenópolis (banho de cachoeira de graça 🙂

Cachoeira Sonrisal

Cachoeira Sonrisal Cachoeiras Grátis em Pirenópolis

A Cachoeira Sonrisal não é tão famosa em Pirenópolis e muitos nem sabem que ela é de graça. Isso mesmo! Para entrar, você não precisa pagar absolutamente nada e tem acesso a um dos mais belos cenários da região que fica no Córrego Capitão do Mato, dentro do Parque dos Pireneus.

O acesso

Para chegar até lá você pode encontrar alguma dificuldade porque a estrada não é sinalizada. Por isso, pegue a Rodovia dos Pirineus para entrar no Parque Estadual da Serra dos Pireneus.

A trilha que segue para a Cachoeira Sonrisal está à direita passando uns 200 ou 300 m depois de um portal de madeira e lá no final você encontrará um estacionamento. Depois de estacionar o carro é hora de fazer uma curta caminhada até a cachoeira.

A cachoeira

Apesar da cachoeira não possuir uma grande queda d’água, vários poços se formam que levam a diversas piscinas naturais cercadas de muito verde. Você pode aproveitar para se refrescar na sua água fria sem ter muita gente por perto.

Segundo informações locais, a Cachoeira Sonrisal ganhou esse nome por conta dos bêbados que iam curar a ressaca tomando um banho gelado em seus poços. Se é verdade ou não, o lugar é excelente para relaxar e descansar.

Cachoeira Garganta do Inferno

A cachoeira Garganta do Inferno fica localizada no Ribeirão Santa Maria dentro do Parque Estadual da Serra dos Pireneus. Apesar de não possuir uma excelente infraestrutura, o local apresenta uma variada biodiversidade e você pode ter acesso a tudo isso sem precisar pagar nada.

O acesso

O acesso até a cachoeira é pela Estrada do Pireneus que leva até o parque. Você vai precisar dirigir cerca de 2 km de rua asfaltada e mais 15 km de estrada de terra até chegar ao início da trilha que leva até a Garganta do Inferno.

A trilha que leva até a cachoeira é de fácil acesso e você não terá dificuldade para percorrer os seus 300 metros de nível moderado. Contudo, prefira usar um bom calçado e uma roupa confortável para curtir o momento.

A cachoeira

A cachoeira possui uma queda d’água de 10 metros que surge por entre as pedras e forma um belo poço fundo que é excelente para banho. Você pode aproveitar para fazer uma hidromassagem natural na ducha que forma embaixo da queda.

O local proporciona um ambiente ensolarado propício para quem pretende tomar um banho de sol. Apesar da distância, vale a pena a visita para conhecer esse lugar especial sem precisar pagar taxa de visitação.

Existem outras cachoeiras gratuitas em Pirenópolis que não foram citadas em nosso post porque estão localizadas em propriedade particular e não estão liberadas para banho. Portanto, aproveite para conhecer a Cachoeira Sonrisal e Garganta do Inferno.


Clique para conhecer as melhores cachoeiras de Pirenópolis