Por:

Câmera digital ou celular: qual é a melhor opção para tirar fotos em uma viagem?

Pós e contras de cada tipo equipamento pra você levar na mala e fazer as melhores fotos, sejam elas de câmera digital ou celular.

A câmera fotográfica é um dos itens mais importantes para levar em uma viagem. E Afinal, como você vai registrar as lindas cachoeiras e todos os detalhes históricos de Pirenópolis sem uma câmera? E sempre surge a dúvida sobre qual equipamento levar: Câmera digital ou celular? O bom é que atualmente existem outras opções para que você faça seus registros, a câmera já não é um item tão comum e em muitos casos pode ficar mais cara, então, muitas pessoas optam por utilizar as câmeras do smartphone. Há alguns anos a qualidade das fotos de uma câmera de celular não eram muito boas, mas hoje você tem câmeras de celular tão boas quanto de uma câmera compacta.

Câmera digital ou celular? Qual a melhor opção para fotografar uma viagem?

Foto de uma fotógrafa com uma camera na mão, de chapeu

O Celular vai com você a qualquer lugar

Carregar um celular no bolso ou na bolsa é algo que faz parte do dia a dia, é um acessório indispensável. Dessa forma, colocar uma câmera fotográfica como parte do kit diário, somente para fazer fotografias, é algo que – em muitos casos – não convém. Por isso, um celular para fotos ganha com boa vantagem.

Como um dos principais cenários pra ser fotografados de Pirenópolis são as cachoeiras, evite surpresas desagradáveis como deixar o celular molhar. Para prevenir, é importante pesquisar se seu celular possui um protetor a prova d´água realmente eficiente. Mas caso seu celular caia na água, é indicado que ele seja desligado imediatamente e encaminhado a uma assistência técnica.

Qualidade da imagem é muito importante

Para os defensores da câmera fotográfica, é possível alegar que elas oferecem mais qualidade, mais megapixels e, consequentemente, mais detalhes. Porém, hoje os novos celulares entregam qualidade, às vezes até mesmo superior a algumas câmeras compactas, e tudo isso podendo ser guardado no bolso da camisa ou da calça. E esse são os detalhes ligados à fotografia, sem contar a possibilidade de gravar vídeos em HD e até Full HD, nos modelos de celulares que filmam em Full HD, entre tantas outras funções.

É claro que as câmeras profissionais e até as câmeras semiprofissionais apresentam recursos avançados e garantem fotos com muita qualidade. Além disso, são ótimos produtos nas mãos de fotógrafos profissionais, que conhecem cada detalhe para entregar uma foto perfeita. No entanto, para quem apenas tira foto ocasionalmente, por que não substituir uma câmera compacta por um celular com câmera?

Mulher tirando selfie com óculos em Pirenópolis

Vale a pena trocar a câmera digital por um celular com câmera?

Devido aos vários recursos que eles oferecem, fica nítido que optar por um smartphone com câmera pode ser, sim, uma ideia interessante. Seguindo essa tendência de conhecer melhor o mundo da fotografia por meio de um celular, já é possível encontrar até fotógrafos profissionais utilizando smartphones (com kits de lentes) para fazer os seus registros. E se a prática desses fotógrafos dá uma ajudinha no resultado final, a conclusão é que um smartphone tem chamado atenção até dos mais experientes.

Outra característica relevante do celular é a presença da câmera frontal, facilitando muito a prática da famosa selfie.

Mas na verdade o importante é registrar os melhores momentos, seja por câmera digital ou celular; a escolha só depende de você.

Qual é o melhor celular para fotos e filmagens?

Pensando em custo-benefício, o Zenfone 4 se apresenta como uma ótima opção de  celular bom para fotos. Com duas câmeras traseiras de 12MP, esse celular Asus é equipado com o sensor Sony IMX362, que conta com pixels maiores (µ1.4), abertura de f/1.8 e várias funcionalidades bacanas para fotografar, como o HDR noturno e o Pro Mode. Com ele você conseguirá incríveis registros.

Outro aspecto importante do Zenfone 4 é a câmera Wide Angle com 120°, capaz de aumentar o campo de visão em até 200% na comparação com as câmeras de outros celulares intermediários e enquadrar mais paisagens e pessoas nas fotos. E não se preocupe com as gravações, pois com a estabilização óptica e eletrônica os vídeos são capturados sem borrões, tudo isso em resolução UHD 4K.

É muita tecnologia e qualidade de imagem, né?

E para os amantes das populares selfies, esse smartphone Asus também não deixa a desejar, com uma câmera de 8MP e abertura f/2.0, além do divertido recurso SelfieMaster, que ajuda a suavizar rugas, remover manchas e outros ajustes de embelezamento do rosto. Ou seja, além de ótimos registros, esse celular ainda te deixará mais bonito na foto.

Agora, se você não abre mão de investir o quanto for pra ter os melhores registros de sua viagem, o Samsung Galax 9 merece o premio de melhor smartphone para fotografar e filmar.

Esse modelo top de linha da Samsung prometeu “reinventar” tudo que sabemos sobre fotografia, e se tornou o primeiro smartphone com abertura focal variável: o Galaxy S9 é capaz de reconhecer a iluminação do ambiente e escolher entre a abertura de f/2.4 ou f/1.5. Incrível, né?

Desta forma, em ambientes mais iluminados, você pode usar a abertura de f/2.4 para fazer cliques mais balanceados, com mais nitidez e contraste. Já em ambientes mais escuros, a lente de f/1.5 garante imagens mais claras e com menos granulados, o que garante que todos os detalhes aparecem na imagem.

Ufa, é muita tecnologia!

A câmera frontal conta com um sensor de 8MP e f/1.7 com autofoco, e entrega resultados de altíssima qualidade. Você pode fazer fotos com o efeito Retrato, por exemplo, desfocando o fundo da foto para destacar as imagens em primeiro plano.

Quais lentes levar em uma viagem para fotografar paisagens? [ Pra quem não abre mão de viajar com a câmera profissional]

Pra quem não tem dúvida entre câmera digital ou celular e quer levar seu equipamento profissional fotográfico, mas entende que levar lentes e equipamento fotográfico para uma viagem pode ser um problema quando se pensa em volume de bagagem, o ideal pode ser optar por levar apenas uma lente.

Então, se o espaço na mala tá pequeno e você pretende levar apenas uma lente, um boa opção seria uma 18-135mm ou até uma 18-200mm. Uma lente dessas permite fotos com uma abertura legal (em 18mm) e um zoom bem considerável (entre 135mm e 200mm), ótimos para fotografar belos cenários e cachoeiras.

Agora, se você puder ter 2 lentes, o ideal seria uma grande angular de verdade, como a 10-24mm.

A grande angular captura imagens super amplas, pra enquadrar bem pessoas, cachoeiras e os Pireneus e o belo céu de Piri.

Incrível, incrível, incrível!

Dicas para fotografar bem em viagem, via câmera digital ou celular

Planejamento

É importante observar o local com antecedências. Com a internet em mãos, isso fica muito mais simples. Pesquise os locais e programe o melhor horário receber a melhor luz.

Luz

Luz natural vai resultar em resultados melhores. Se o objetivo for uma luz mais suave, opte pelo nascer do sol ou no período do pôr do sol.

Se o objetivo for sombras mais presentes, escolha horários em que o sol esteja mais forte, pois isso irá gerar sombras com mais contraste.

Tempo

Saiba que intimidade com o cenário a ser registrado exige tempo. Fotos incríveis exigem paciência e envolvimento com o local.

Pau de selfie

É o bastão mais requisitado por admiradores de selfie. Pra usar em viagens, é uma ferramenta que pode ser bastante útil, pois permitirá que você se fotografe em um  com os cenários de cartão postal desejado.

Equipamento

Seja por câmera ou celular, é sempre importante cuidar de detalhes como bateria e cartões de memória. Imagina ficar na mão na hora h? Não vai vacilar, né?

Olhar

As fotos mais sensacionais refletem sentimentos. Observe os detalhes e exercite para conseguir os melhores cliques.

Foco

Caso você ainda esteja começando a dar uns cliques, opte pelo foco automático. Você escolhe o enquadramento e o ponto de foco e a câmera se encarrega do restante.


Conheça as Cachoeiras em Pirenópolis para tirar belas fotos