Por:

O Caminho de Cora Coralina irá passar por Pirenópolis.

Inspirado no Caminho de Santiago da Compostela, na Espanha, o Caminho de Cora Coralina terá proposta diferenciada e passará por várias cidades goianas, como Pirenópolis e Jaraguá.

O Caminho de Cora Coralina é uma homenagem à poetisa goiana que se tornou um dos principais nomes da literatura, retratando a simplicidade de seu cotidiano. Sua casa, na Cidade de Goiás, foi transformada em museu após sua morte.

Caminho de Cora Coralina

Sobre a trilha Caminho de Cora Coralina

O Caminho de Cora Coralina, também chamado de Trilha Missão Cruls, começará no município Corumbá de Goiás e partirá na direção oeste, passando por Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí, até chegar no seu destino final, a Cidade de Goiás. O trajeto de 260 Km envolve quatro unidades de conservação estaduais e uma municipal, além de reservas particulares.

A marca registrada da sinalização, uma pegada amarela sob o fundo preto — ou invertido, para indicar o sentido contrário — traz o nome “Cora” adaptado aos contornos da pegada. Cora Coralina foi uma poetisa nascida e criada em Goiás, e considerada uma das escritoras mais importantes do Brasil. Sua casa, transformada em museu após sua morte, fica na Cidade de Goiás.

Para percorrer a trilha ( Caminho de Cora Coralina), o viajante terá 3 opções: bicicleta, a pé ou a cavalo. A proposta é viajar entre as belezas do cerrado, residências dos séculos 18 e 19, ruínas de antigas lavras de ouro, fazendas e cidades históricas, com a intenção de dar um clima poético à caminhada, trazendo belas paisagens, gastronomia e cultura.

Por quais cidades o Caminho de Cora Coralina irá passar?

O ponto inicial da trilha será em Corumbá de Goiás, município localizado a cerca de 140km de Brasília e concluirá na Cidade de Goiás, antiga capital do Estado, local de nascimento de Cora Coralina.

O Caminho de Cora Coralina passa passará por cidades históricas como Pirenópolis, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí.

É importante lembrar que apenas o municípios maiores, como Pirenópolis, Jaraguá e Itaberaí, por onde a trilha passa, existe estrutura para receber os turistas, como hospedagem.

Qual é o tempo estimado para percorrer todo o Caminho de Cora Coralina?

A expectativa é que o turista use de 4 a 8 dias pra percorrer todo o trajeto. Pelas condições do terreno, é importante lembrar que o ideal é que a trilha seja feita por caminhada, a cavalo ou bicicleta e que o turista deve estar com um bom preparo físico.

A trilha Caminho de Cora Coralina tem previsão de conclusão em Março de 2018.

Conheça Pirenópolis