Por:

Como tirar boas fotos em cachoeiras: aprenda algumas técnicas!

Pra quem gosta de banho de cachu, sabe que saber como tirar boas fotos em cachoeiras pode fazer grande diferença em relação a eternizar este momento. Se você quer aprender como tirar boas fotos em cachoeiras, saiba que é necessário ter muita técnica, empenho e dedicação. Para ajudá-lo a tirar fotos arrasadoras dessa obra da natureza, separamos algumas dicas para você. Confira!

Como tirar boas fotos em cachoeiras – escolha muito bem o local

Na hora de visitar uma cachoeira é fundamental pesquisar sobre as condições climáticas do local. Em épocas de chuvas excessivas a água pode ficar turva e no período de estiagem, a quantidade de água pode desanimar qualquer um.

Portanto, tenha certeza que você vai visitar a cachoeira no melhor período. Mas antes de começar a tirar fotos, analise a localização da cachoeira e avalie a melhor posição para fazer as poses.

Foto de uma fotógrafa com uma camera na mão, de chapeu

Organize o equipamento

Se você quer fazer uma foto com o efeito “véu de noiva” é preciso ter um tripé para usar na velocidade baixa. Caso você não tenha o equipamento, apoie a câmera em uma pedra, mas tenha cuidado para não molhar o equipamento.

Além do tripé você precisa ter o filtro polarizador que deve ser acoplado à lente da câmera. Com isso, você consegue filtrar alguns raios de luz ― que é o efeito que deixa a foto com um “clarão” ―, deixando a imagem mais nítida.

Para fazer esse processo, você deve girar o filtro em diferentes níveis para ajustar o ângulo de iluminação que será capturado pela câmera. Dessa forma, a única iluminação que a câmera vai capturar é a que vem da cachoeira, da vegetação ao redor e da superfície.

O filtro também ajuda a capturar detalhes que foram ocultados por conta do reflexo na água, além de melhorar a qualidade das cores da imagem. Sendo assim, você terá uma imagem mais nítida.

Cachoeira do Rosário em Pirenópolis

Configuração da câmera para tirar foto em que a cachoeira fica como véu (aspecto leitoso da água)

  • Utilize a ISO baixa (80 a 100);
  • Se você tem uma câmera compacta, teste os modos paisagem ou automático;
  • Configure como luz do dia para que a câmera obtenha cores naturais;
  • Verifique o tempo de exposição, pois quanto maior, mais a sua foto ficará com aspecto “leitoso” da água;
  • Faça várias configurações diferentes, sempre fazendo a combinação com o tempo de exposição;
  • Tente variar o tempo de exposição de 0,20 a 30 segundo.

Configure a câmera

  • Se você for fotografar pessoas com a cachoeira no fundo, tente inovar;
  • Evite tirar fotos em que as pessoas obstruem a visualização da cachoeira. Afinal, o grande cenário deve ser ela;
  • Quem estiver sendo fotografada não precisa olhar diretamente para a câmera, apenas deve entrar no clima e se deixar ser fotografada;
  • Quando quiser obter o efeito de “véu”, as pessoas devem ficar imóveis no momento da foto;
  • Use sua criatividade e explore toda a área onde está localizada a cachoeira;
  • Aproveite os elementos como rocha, vegetação e pedras para deixar a imagem ainda mais bonita.

Banho de Cachoeira na belíssima Cachoeira do Abade

Tenha cuidado com o equipamento

Como os equipamentos fotográficos têm um custo alto, você precisa ter muito cuidado ao levá-los para fotografar cachoeiras. O local é úmido o que pode prejudicar a qualidade e o funcionamento dos equipamentos.

Ao manusear a câmera verifique se as suas mãos não estão molhadas e preste bastante atenção na direção do vento para se proteger dos respingos das quedas d’água. Caso seja necessário, use uma capa protetora.

Depois de entender como tirar boas fotos em cachoeiras, siga os passos informados neste post e capture a mais bela imagem. Mas para chegar ao resultado esperado é necessário praticar muito. Portanto, mãos à obra!

> Descubra os benefícios do banho de cachoeira