Por:

Curiosidades sobre cachoeiras que você precisa saber

Quer conhecer mais curiosidades sobre cachoeiras?

Você já foi em uma cachoeira? Já sentiu o prazer que ela transmite? As cachoeiras são um fenômeno da natureza e que atrai a todos por ser algo tão bonito e pelo som terapêutico que traz calma e paz.
Estão espalhadas por todo canto do mundo, de varias formas, tamanhos e paisagens. E as quedas d’água trazem um deslumbramento e tanto para quem está vendo.
Mas as cachoeiras são muito mais do que um ambiente bonito e propicio para relaxar, existem diversos benefícios por trás dela, alguns a consideram sagradas, outros falam que ela faz bem para a saúde.
O fato é que tomar um banho de cachoeira pode ser muito relaxante, e fazer você viver um momento único em sua vida. Hoje, vamos trazer algumas curiosidades sobre cachoeiras, e que farão com que você sinta ainda mais vontade de visitar alguma.
Saiba mais algumas curiosidades sobre cachoeiras, esse fenômeno tão incrível, e não esqueça de compartilhar essas curiosidades com seus amigos!

O que é uma cachoeira?

Também conhecido como queda de água, cascata, salto, catadupa e até mesmo de catarata. Cachoeiras é uma formação geomorfológico em que parte de um rio em desnível brusco do leito fluvial que causa a queda.

Fatores como a ação da água corrente dos rios e os movimentos da crosta da terra são uns dos causadores da formação de uma cachoeira.

Você sabe como é formada uma cachoeira?

Que ela é linda, já sabemos. Mas você sabe como ela é formada? É incrível, e demora anos e anos para ela se formar e se tornar cada dia mais linda.
As cachoeiras são formadas pela água que cai sobre a rocha, que, conforme vai amolecendo, se forma uma erosão e passando os milhares de anos, esse fluxo de água do rio vai se tornando maior e mais íngreme. As cachoeiras são formadas quando o rio está “jovem”, e o canal é estreito e profundo.

Alguns povos indígenas consideram cachoeira sagrada!

Você sabia também que, para alguns povos indígenas, a cachoeira é um lugar sagrado? Isso mesmo, e eles acreditam nisso porque é ali que simbolizam episódios de guerra, mitos da cultura e narrativas históricas daquele povo.
E também é um lugar que ao redor tem a criação de plantas, animais e tudo o que envolve a sobrevivência desses povos.

Benéfico até para a saúde!

Os banhos de cachoeira são benéficos para o nosso corpo, por exemplo, mesmo que a água de uma cachoeira seja extremamente gelada não deixa a nossa pele ressecar porque não deixa que os poros de nosso corpo se fechem e fiquem entupidos.
O outro beneficio é para o cabelo, pois a água gelada sela os poros capilares evitando que a sujeira penetre deixando com menos oleosidade.
Outra vantagem em que o banho de uma cachoeira trás é ajudar na circulação sanguínea, levando o sangue a bombear mais rápido pelo corpo, melhorando a saúde do coração. E pensa na seguinte situação: Após fazer uma longa caminhada pela trilha para chegar à cachoeira o seu corpo vai ficar dolorido pela atividade física.
Um belo banho de cachoeira pode ajudar a recuperar os músculos forçados durante a atividade física. Para quem é adepto da academia, sabe disso, o banho gelado ajuda a tonifica e recuperar os grupos musculares.

5 curiosidades sobre cachoeiras pelo mundo

Agora, saiba mais sobre curiosidades sobre cachoeiras ao redor do mundo que dão um show de beleza pelas suas quedas de água e deixam todos que as visitam de boca aberta e loucos por um mergulho:

1. Cataratas Victória, entre Zâmbia e Zimbabwe

A maior queda d’agua da Africa são as Cataratas de Victoria, em media passam 1 milhão de litros por segundos. A primeira curiosidade é que ela é conhecida como “Mosi-ao- Tunya” no idioma local (“fumaça que troveja” em português). Foi descoberta no ano de 1855 por um explorador escocês e foi batizada em homenagem a rainha Vitoria.

2. Angel Fall, a maior cachoeira do mundo – Venezuela

Esta cachoeira, localizada na Venezuela, é a considerada a maior do mundo. Ao todo, ela tem 979 metros de altura. Para ver essa beleza da natureza de perto, não é tão simples assim, por ficar no meio da floresta e inabitada, o único meio de chegar por lá é de avião, partindo da Cidade de Bolívar e depois disso pegar uma balsa até o rio que da direto a cachoeira.
Ela foi descoberta no ano de 1933 pelo aviador norte-americano Jimmie Angel, e é por isso que, apesar de ser venezuelana, a cachoeira tem esse nome, para homenagear o aviador.

3. Yosemite Falls – EUA

Considera a maior cachoeira da América do Norte, a Yosemite Falls fica localizada no Parque Nacional na California, nos Estados Unidos. A cachoeira tem 739 metros de altura e conta com quedas superiores, medias e baixas, é possível visitar até o nível médio das cascatas e pode desfrutar da vista incrível que é possível ter La de cima.

4. Cataratas do Niágara – EUA

Muitos devem conhecer essa cachoeira, pelo menos por nome ou, quem não se lembra do desenho do “Pica –Pau” em que ele desce de barril a cachoeira varias vezes. Uma das mais famosas e conhecidas por todos, também é a com o maior volume de água do mundo, são 2,4 mil metros cúbicos de água caindo por segundo. Apesar de sua baixa estatura comparada com muitas outras é maior do mundo em conjunto de obras e uma das mais visitadas.

5. Tugela Falls, segunda maior cachoeira do mundo – Africa

A segunda cachoeira mais alta do mundo, com 948 metros, perdendo apenas para a Angel Falls, localizada na Venezuela. Para chegar, são necessárias 4 horas de caminhadas nas montanhas que ficam ao seu redor, para muitos o esforço todo vale a pena para a vista incrível que se tem.
E acredite, essa são apenas algumas curiosidades sobre cachoeiras pelo mundo. Além de ter várias histórias incríveis, a paisagem é de tirar o fôlego.

Cachoeiras em Pirenópolis

Bom, agora que você já conhece algumas curiosidades sobre cachoeiras e as mais altas do mundo, que tal você visitar umas das 80 cachoeiras que existem ao redor de Pirenópolis? A cidade é conhecida internacionalmente pelas suas belas cachoeiras e apenas algumas são abertas para visitação. Isso mesmo, você pode ter acesso a cachoeiras incríveis aqui no Brasil, e ter experiências incríveis.
Não perca mais tempo, você tem a chance de visitar esse lugar incrível e conhecer cachoeiras maravilhosas pelo Brasil e no Estado de Goiás, e de forma bem prática.