Por:

Festa do Divino e Cavalhadas Pirenópolis 2018 – Programação completa

Confira a história e programação da Festa do Divino e Cavalhadas 2018. Junte toda a família e amigos, reserve sua pousada e VemPraPiri

Pirenópolis está vibrante, pois a Festa do Divino e Cavalhadas de Pirenópolis 2018 está prestes a acontecer. O evento conta com cavalhadas, Procissão do Divino, Coroação, Roqueira, levantamento de mastro, queima de fogos e encenação das pastorinhas e folia do divino.

A festança acontece sempre 50 dias após a Páscoa, durante as comemorações de Pentecostes. Isso faz com que sempre a data caia em maio ou junho.

O ponto máximo das comemorações são as Cavalhadas, introduzida pelo Padre Manuel Amâncio da Luz, em 1826. O espetáculo é conhecido como “O Batalhão de Carlos Magno”.

Encenação das Cavalhadas de Pirenópolis

Outro elemento de destaque nesta manifestação são os Mascarados. Moradores e turistas se fantasiam com máscaras e roupas coloridas e saem às ruas, chamando atenção de todos. Os cavalos também recebem indumentária colorida, revestido com flores feitas de papel crepom.

Confira a programação completa da Festa do Divino e Cavalhadas 2018 :

Cavalhadas Pirenópolis

01 de Abril (Domingo)  

12h00 – Levantamento da Bandeira e Apresentação da Coroa e Cetro do Divino, na Igreja Matriz.


28 de Abril (Sábado)

17h00 – Pré-folia


05 de Maio (Sábado)

17h00 – Tradicional Folia do Divino Espírito Santo (Saída da folia para área rural do município), no largo da matriz.


11 de Maio (Sexta-Feira)

18h00 – Início da Novena do Divino Espírito Santo, na Igreja Matriz.


13 de Maio (Domingo)

17h00  – Chegada da Folia do Divino Espírito Santo, na Casa do Imperador.


18 de Maio (Sexta-Feira)

21h00 – Apresentação das Pastorinhas, no Cine Pireneus.


19 de Maio (Sábado)

18h00 – Último dia da novena com a tradicional Missa Cantada, na Igreja Matriz;

21h00  – Levantamento do Mastro, na Igreja Matriz;

21h30 – Grande queima de fogos, na Beira Rio;

22h00 – As Pastorinhas, no Cine-Pireneus.


20 de Maio (Domingo)  

08h00 – Cortejo Imperial (desfile pelas ruas levando o Imperador até a Igreja Matriz);

09h00 – Missa de Pentecostes (sorteio do novo Imperador), na Igreja Matriz;

13h30 – Primeiro dia das Cavalhadas de Pirenópolis (Confronto), no Campo das Cavalhadas.


21 de Maio (Segunda-Feira)

08h00 – Reinado de Nossa Senhora do Rosário (missa e desfile do Rei), na Igreja Matriz;

14h00 – Segundo dia das Cavalhadas de Pirenópolis (Rendição), no Campo das Cavalhadas.


22 de Maio (Terça-Feira)  

08h00 – Juizado de São Benedito (Missa de São Benedito), na Igreja Matriz;

13h30- Terceiro dia das Cavalhadas de Pirenópolis (Rendição), no Campo das Cavalhadas.


31 de Maio (Quinta-Feira)

09h00 – Entrega da Coroa (Missa de Corpus Cristi), na Igreja Matriz.


01, 02 e 03 de Junho (Sexta, Sábado e Domingo)

13h30 – Cavalhadinha Mirim, na Vila Matutina.

As cavalhadas vão acontecer nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de maio.

O que fazer na cidade durante as Cavalhadas Pirenópolis 2018

Pra quem está programando vir a Piri durante a Festa do Divino e Cavalhadas,  além das festividades, a cidade é um palco perfeito para fazer passeios turísticos com a família, amigos ou em casal, com boa gastronomia, ótima rede hoteleira e cachoeiras em Pirenópolis.

Cinco Cachoeiras em Pirenópolis para visitar

1- Cachoeira do Rosário

Cachoeira do Rosário em Pirenópolis

A Cachoeira do Rosário é um dos principais atrativos de Pirenópolis, com a queda livre mais alta da região e vencedora do certificado de excelência do TripAdivisor todos os anos.

O local é oferece um belo oásis de águas cristalinas, cercado pelo cerrado rupestre, campos, várzeas, mata de galeria, fauna e flora, piscinas naturais, gruta atrás da  cachoeira de 42 metros de queda negativa, proporcionando um banho incrível embaixo da cachoeira, trilhas terapêuticas e árvores centenárias.

A Cachoeira do Rosário oferece também um restaurante, com comida goiana caipira, servida no fogão a lenha, servido aos finais de semana das 14h às 16h.

Reserve seu ingresso antecipado através do site: cachoeiradorosario.com.br

2. Cachoeira do Abade

Banho de Cachoeira na belíssima Cachoeira do Abade

Para quem gosta um pouco mais de aventura, ou quer se arriscar no rapel, a cachoeira do Abade é uma ótima escolha. São duas opções de trilhas para chegar lá: A mais longa, do Vale,
tem o atrativo de mirantes, quatro cachoeiras e uma ponte que da para uma piscina natural. O segundo caminho, mais curto, tem acesso a duas cachoeiras. A queda das águas cristalinas da Cachoeira do Abade cai em um grande poço que é ideal para fotos e mergulhos. Esta localizada a 17 km da cidade, e o local também conta com uma ótima infraestrutura com banheiros, lojinhas, bibliotecas e estacionamento.

3. Cachoeira Paraíso

Cachoeira Paraíso em Pirenópolis

A cachoeira foi recentemente aberta ao público, e fica a 30 km da cidade. O local era anteriormente conhecido como Colônia dos Pedreiros, e o que mais impressiona os turistas é o poço de águas cristalinas. São três quedas de água e seis piscinas naturais, ótimas para levar crianças e idosos para visitar o lugar.
A caminhada até as cachoeiras é tranquila, são 120m de caminhadas e estrada de pedra nivelada, desde o estacionamento. Outra vantagem é o restaurante que serve comida caipira e
comporta ate 80 pessoas.

4. Cachoeira do Lázaro

Cachoeira do Lazaro Em pirenópolis Cachoeira Santa Maria

O destaque da cachoeira são as areias brancas ao seu redor, realçando a sua beleza e tornando-a uma praia natural. Por ser uma cachoeira sem muitas correntezas, é ideal para um
passeio em família. Fica localizada a 11 km da cidade e contém uma ótima infraestrutura, com banheiro, lanchonete e salva-vidas.

5. Cachoeira das Araras

Cachoeira Araras em Pirenópolis

A melhor opção para aproveitar com a família, pelo fácil acesso para chegar, sem precisar percorrer uma trilha, a cachoeira das Araras fica localizada a 18 km do centro histórico da
cidade. A queda é de sete metros, onde muitos se atrevem a pular para a piscina natural. O lugar também é um local para camping, e contém banheiros.
Cinco lugares além das cachoeiras em Pirenópolis para visitar

Além das cachoeiras maravilhosas, Pirenópolis tem muito mais para apresentar. A seguir, vamos listar alguns pontos turísticos interessantes para agregar ao seu passeio:

1. Museu do Divino Espírito Santo

Como o nome já diz, o museu vem para contar um pouco mais da historia dessa tradicional festa feita em Pirenópolis que tem a duração de 12 dias e acontece 50 dias depois da Páscoa.
Foi aberto em 2009 e o acervo do museu conta com fotografias, peças e vídeos que tem o propósito de contar ao visitante qual a origem dessa festa.

2. Igreja Matriz da Nossa Senhora do Rosário

A igreja é o maior e mais antigo monumento do estado de Goiás, localizada no centro da cidade de Pireanópolis. Foi construída em 1728 por escravos, e só foi terminada em 1732, e,
desde então, foi reconstituída varias vezes.
No ano de 2002, um acidente incendiário destruiu tudo o que se tinha preservado durante todos esses anos. Agora, completamente restaurada, é um dos cartões postais mais
conhecidos, e um ótimo lugar para uma foto.

3. Centro histórico de Pirenópolis

O centro da cidade é um ótimo lugar para viver o passado, porque mantém ainda os casarões do século XVIII. No centro também é onde se encontra Teatro Sebastião Pompeu de Pina e o
Cine Teatro Pireneus. Ambos foram construídos em 1899 e está localizado na Praça da Matriz. Em comemoração ao seu centésimo aniversário foi restaurado com o desenho e as estruturas originais preservadas.