Por:

Gastronomia de Pirenópolis: conheça o melhor da comida goiana!

Viajar é muito mais do que conhecer os pontos turísticos de uma cidade, já que para conhecer a cultura local é fundamental experimentar a culinária regional. Por isso, acompanhe neste post como funciona a gastronomia de Pirenópolis.

História da gastronomia de Pirenópolis

Gastronomia de Pirenópolis fogão caipira

Na época da extração de ouro, Pirenópolis foi o lar de muitos garimpeiros de várias partes do Brasil. Por isso, a gastronomia local recebeu influências da comida mineira, nordestina, carioca, baiana e tantas outras regiões.

Com essa mistura de temperos, Pirenópolis se tornou um dos principais polo gastronômico de Goiás. Além da culinária local é possível encontrar na cidade pratos típicos regionais e até internacionais.

Ainda na década de 60 quando foi inaugurada Brasília, muitos políticos e grandes personalidades visitavam a cidade e tinham que almoçar e apreciar uma deliciosa mesa de doces no restaurante da Pensão Padre Rosa.

Desde 2003 a cidade participa do Circuito Gastronômico de Goiás e realiza o Festival Gastronômico e Cultural de Pirenópolis. O evento conta com a participação de vários chefs brasileiros renomados que preparam deliciosos pratos tendo os ricos frutos do cerrado como os principais ingredientes.

Comidas típicas de Pirenópolis

Pirenópolis possui uma enorme variedade de pratos típicos. Entre os principais pratos estão o arroz com pequi, a paçoca de pilão e a guariroba. Mas a cidade também tem uma grande tradição de doces de todos os tipos.

Arroz com pequi

O pequi é um fruto do cerrado muito usado na culinária de Goiás. No prato arroz com pequi, o fruto é usado como polpa ou como o fruto inteiro. Você vai encontrar esse prato em diversos restaurantes de Pirenópolis.

Paçoca de pilão

Pela influência da culinária nordestina, é muito comum você encontrar na região a paçoca de pilão. O prato é feito de farinha de mandioca fina e torrada com carne de sol. Mas para a paçoca ficar no ponto ideal é preciso usar algumas técnicas na hora que for socá-la no pilão.

Guariroba

A guariroba é um palmito extraído de uma palmeira típica de Pirenópolis. Apesar de ter um gosto amargo, o sabor é delicioso. No entanto, você vai encontrar a guariroba sempre combinada com várias carnes como o frango e a carne de porco.

Doces

Os doces e biscoitos típicos de Pirenópolis são encontrados em diversas quitandas e eventos religiosos. A variedade é enorme e alguns são bem famosos como o alfenim Verônica que é feito do puro açúcar.

Pamonha Curau Gastronomia de Pirenópolis

Restaurantes de Pirenópolis

Para apreciar o que há de bom na culinária de Pirenópolis é importante fazer uma visita nos principais restaurantes da cidade. Aproveite para fazer um tour gastronômico na Rua do Lazer.

Aravinda Restaurante Bar

Restaurante mais sofisticado na charmosa Rua do Lazer. No cardápio você vai encontrar uma variedade de risotos, comidas típicas, saladas e sobremesas.

Fazenda Babilônia

Na fazenda Babilônia você vai experimentar o melhor café da região. Pão de queijo, Rosca caseira, Mané pelado e Bolo da senzala são alguns dos itens servidos no banquete.

Restaurante Dona Cida

Apresenta comida típica de qualidade. Entre seus prestigiados pratos estão o arroz com pequi e galinha de cabidela.

Siga o perfil no Instagram @comer_e_andar_em_piri e fique por dentro da Gastronomia de Pirenópolis

Confira avaliações dos pratos dos principais restaurantes da cidade. Siga este perfil

https://www.instagram.com/p/BoK1b12hXFR/?taken-by=comer_e_andar_em_piri

View this post on Instagram

Domingo dia de porção de tilapia com aquela puro malte na beira do rio. Conheça o @recantocarranca Recanto Carranca . Há 24km do centro de Pirenópolis sentido aeroporto . Um novo lugar de entretenimento e lazer para a família toda. 🍻🍺🍗🍔🍓🍍além de servir uma deliciosa comida caipira feita no fogão a lenha. Uuuaau !!😋😋😋 🍢Abre aos sábados, domingos e feriados . Telewhats para contato: 61 996740492 . Entrada 15,00 Por pessoa o day use e crianças não pagam . Uma porção de tilapia bem servida q da até p 3 pessoas comerem bem sai a 45,00 . #bsb #piri #pirivibes #gastronomiagoias #pirenopolis #cidadeturistica #vemprapiri #amopiri #turismogoias #piri #pirivibes #restaurantecaipira #fotografiagastronomica #casatemporada #recantocarranca #venhaparaorecantocarranca

A post shared by Comer e andar em Piri (@comer_e_andar_em_piri) on

Com o crescimento do turismo na região a gastronomia de Pirenópolis se tornou uma das principais atrações da cidade. Portanto, em sua visita não deixe de experimentar o melhor da cozinha goiana.