Por:

Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra de Pirenópolis

Vai conhecer Piri? Coloque em seu roteiro a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra de Pirenópolis. Faça suas malas e VemPraPiri

Pirenópolis, cidade histórica localizada próximo a Goiânia e Brasília, conhecida pelo centro histórico preservado e pelas cachoeiras, possui vários tradicionais cartões postais, dentre eles, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra de Pirenópolis

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo é uma capela católica localizada no bairro do Carmo. Representa um dos marcos da fundação da cidade e foi construída entre 1750 e 1754. Foi projetada e construída Luciano da Costa Teixeira e Antônio Rodrigues Frota e representa o terceiro prédio religioso de Pirenópolis.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Seu aspecto se caracteriza por uma fachada com bastante simplicidade. Fator que se apresenta bastante distante do estilo da arquitetura colonial brasileiro, presente no período em que a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída. Porém, o interior do templo é constituído por uma decoração barroca, com rica talha com detalhes do rococó, nos altares e na capela-mor.

O interior possui também paredes sem adornos e piso de madeira. Em termos decorativos, o local possui vários objetos de culto, sinos, altares, imagens e paineis educativos. O templo possui também os túmulos dos construtores da igreja e imagens de Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e da Boa Morte da Lapa.

Em 1868 foi reformada  seguindo características da arquitetura colonial, se tornando visualmente muito próxima da que vemos atualmente. Em 1935 a fachada foi modificada para o estilo art-decó, mas, em 1976, voltou a fazer parte do estilo colonial. Neste período ela se transformou em Museu da Arte Sacra

A igreja e o Museu estão abertos para o público de quarta-feira à domingo, das 11h às 17h e também é cobrada uma pequena taxa de R$ 2.50 por pessoa, para a manutenção.

Informações sobre Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Endereço: Centro Histórico, Rua do Carmo, Pirenópolis-GO
Horário de funcionamento: De 11h às 17h
Entrada: R$ 2,50
Telefone: (62) 3331-1012

Coloque a bela fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo como pano de fundo de suas fotos. VemPraPiri.