Por:

Pico dos Pireneus: conheça o ponto mais alto de Pirenópolis!

Pico dos Pireneus: saiba como chegar, principais características da região da Cidade das Pedras.

O Parque Estadual da Serra dos Pireneus possui várias atrações imperdíveis e o Pico dos Pireneus é um deles. O morro tem uma paisagem incrível e proporciona um contato mais próximo com a natureza. Descubra em nosso post o que esse lugar reserva para você!

Onde fica o Pico dos Pireneus?

@flaviatravellife Na fantástica vista do Pico dos Pireneus

O Pico dos Pireneus está localizado dentro do Parque Estadual da Serra dos Pireneus, a 20 km da cidade de Pirenópolis. Ele é considerado o ponto mais alto da região com 1.385 metros de altitude, equivalente a um prédio de 461 andares.
Do alto do pico você tem a oportunidade de assistir um dos mais belos pôr do sol da região e durante a noite avistar 9 belas cidades como Brasília, Anápolis e Goiânia. Por isso, é um ponto turístico muito procurado por quem visita Pirenópolis.

Como chegar até o Pico dos Pireneus?

Pico dos Pireneus em Pirenópolis A Cidade dos Pireneus

Para chegar até o Pico, saindo de Pirenópolis, você precisa pegar uma estrada de terra até o Parque e de lá fazer a trilha que chega até o Pico. O percurso é feito entre 10 a 15 minutos, passando por um mirante e igreja. Para subir o morro, você precisa calçar um bom tênis, usar roupas leves e levar uma garrafa de água. O resto deixe por conta da natureza que vai presenteá-lo com o que há de
mais belo no lugar.

Quais são as principais características do Pico dos Pireneus?

O Pico é composto por rochas quartzíticas que é algo muito característico na região de Pirenópolis. A origem é sedimentar, referente ao período pré-cambriano que possui mais de 1 bilhão de anos.
O lugar se tornou um importante marco geográfico e já foi objeto de estudo de alguns cientistas que tinham dúvidas quanto a sua altitude. Alguns acreditavam que o local se aproximava dos 3.000 metros, mas foi no ano de 1982 que se determinou a real altitude do Pico que é de 1385 metros.

O que conhecer no Pico dos Pireneus?

Pico dos Pireneus

Além da vista deslumbrante do lugar, você pode visitar uma pequena capela que foi erguida em seu cume e é dedicada à Santíssima Trindade. Ela foi construída em 1927, sendo originalmente feita de madeira. A primeira missa foi realizada em 18 de junho de 1927, celebrada pelo Padre Santiago Uchôa e contou com a presença de 35 pessoas.
Em virtude de um grande vendaval ocorrido na cidade, em 1935, a capela de madeira foi destruída. Em seu lugar foi construída uma nova capela, só que desta vez, feita de alvenaria para resistir à força da natureza. O lugar ainda continua de pé até hoje e vale a sua visita.

O que é a Festa do Morro dos Pireneus?

Pico dos pirineus em pirenópolis

Em Julho acontece uma das festas mais antigas de Pirenópolis que tem o Pico como um de seus cenários. O evento acontece todos os anos desde o século XX e possui um forte caráter religioso.
É o momento em que os devotos seguem em procissão, louvando a Santíssima Trindade. O percurso inicia-se na cidade e vai até o Pico dos Pireneus onde está localizada a capela, sendo um dos momentos mais emocionantes para os seus fiéis.
Se estiver na cidade nessa época, aproveite para acampar no lugar, uma vez que é o único período em que essa atividade é permitida no local. Ter a oportunidade de dormir lá no topo do Pico é garantia de uma vista exuberante. Você poderá apreciar um céu com muitas estrelas e, quem sabe, ter a oportunidade de avistar uma linda lua cheia.


Conheça também: Cachoeiras em Pirenópolis


O Pico dos Pireneus é um lugar surpreendente em Pirenópolis que garante belas paisagens para seus visitantes. Se estiver de passagem pela cidade, coloque este lugar em seu roteiro e conheça uma das mais belas vistas da região.