Por:

Pirenópolis a pé – um fabuloso roteiro pra curtir Piri pra quem quer deixar o carro na garagem.

Veio pra Piri de ônibus ou quer deixar o carro na pousada? Preparamos um roteiro pra quem quer curtir Pirenópolis a pé.

Caminhar pelas ruas ladrilhadas do centro histórico de Piri é uma delícia, não é mesmo? Essa gente hospitaleira, belas paisagens e inúmeros bares e restaurantes pra experimentar várias delicinhas, fazem de um passeio por Pirenópolis a pé uma experiência altamente sensorial.

Pirenópolis é uma cidade muito gostosa de se andar a pé e dessa forma o visitante economiza combustível, foge do transito pesado, principalmente aos finais de semana e feriados e de quebra faz um pouco de exercício físico nesse lugar maravilhoso deixando a mente bem relaxada.


Veja mais ( Pirenópolis a pé )


Se o seu propósito for esse, de explorar Piri, dê preferência para boas Pousadas dentro da cidade, não necessariamente no meio do centro histórico, mas que fiquem mais próximas dos principais atrativos da cidade. Clique aqui e escolha a pousada ideal.

Piri é conhecido pelo frio que faz a noite, mas pela manhã costuma ser bem quente na maior parte do ano, portanto, antes de conhecer Pirenópolis a pé, vista roupas leves, passe protetor solar e tenha sempre alguma bebida para hidratar. Ah, e leve um pouco de dinheiro em espécie. Apesar da maioria dos estabelecimentos estarem trabalhando com cartões alguns lugares ainda não dispõe desse serviço.

Esse roteiro vai se concentrar na região do centro histórico sendo muito fácil de se localizar os atrativos devido a proximidade dos mesmos. Abaixo segue um mapa detalhado de Pirenópolis.

Mapa turístico de PirenópolisMapa Pirenópolis/ Divulgação

Conhecendo Pirenópolis a pé

Em Pirenópolis existem vários atrativos históricos para visitação. Uma das mais visitadas é a Igreja Nossa Senhora do Rosário, mais conhecida como Igreja Matriz. Essa igreja, construída em 1728 se confunde com a história da cidade e é belíssima. Foi quase que completamente destruída por um incêndio em 2002 sendo restaurada utilizando as técnicas do período de sua construção e reinaugurada em 2006. Vale muito a pena conhecer sua história.

Por: Denise Saenz Igreja Matriz Pirenópolis

Igreja Matriz | Por: Denise Saenz

reveillon em pirenópolis

Por: @dione.fotografias

Teatro de Pirenópolis e o Cine Pireneus – monumentos que possuem o estilo Art Deco

Outros dois locais históricos são o Teatro de Pirenópolis e o Cine Pireneus. O primeiro construído entre 1889 a 1901 em estilo Neoclássico reformado em 1999 e o segundo construído em 1919 também em estilo Neoclássico e reformado em 1936 adotando o estilo Art Deco. Assim que chegar na cidade se informe se há alguma programação tanto para o teatro quando para o Cine Pireneus. Ambos os espaços estão sempre recebendo atrações de música, apresentações teatrais, amostra de filmes e eventos gastronômicos em muitos casos gratuitos.

Cine PIrineus Pirenópolis fachada

Por: @dione.fotografias

Taxi Tour e Tuc Tuc: uma opção barata e charmosa de se locomover em Pirenópolis.

Se vier a Pirenópolis de ônibus ou não quiser usar seu veículo para fazer os passeios, você pode utilizar os serviços do “tuc-tucs” para se locomover pela cidade. Este novo meio de transporte circula pelas centenárias ruas de pedras da charmosa Pirenópolis (GO). O tuc-tucs surgiu na Tailândia como um riquixá motorizado e comuns em países da América Central e da Ásia, os tuc-tucs tornaram-se atração turística em Piri. A cidade conta com 10 triciclos customizados, na cor amarela e que declaram amor pela cidade goiana em uma placa, não param de rodar. ( Tá vendo? Pirenópolis a pé pode ser uma experiência sensacional!)

Telefone Tuc Tuc Taxi Tour Pirenópolis: (62)9316-6610 / 9952-9302

Tuc Tuc em Pirenópolis

Onde comer? Bares, cafés e restaurantes em Pirenópolis

Pé de café

Sabe aquele aconchego da casa da nossa vovó? Pois é, esse é o clima da Cafeteria Pé de Café. Localizada no centrinho de Pirenópolis, o local oferece cafés, cappuccinos, chás, bolos e outras delícias.

Endereço:  Rua Aurora, 21, Centro Histórico de Pirenópolis, Goiás.

Fone: (62) 3331-2183.

Horário de Funcionamento: quarta a sexta: 13h às 21h. Sábado: 13h às 23h. Domingo: 9h30 às 21h.

Por: Denise Saenz fachada pé di café pirenópolis
Pé di Café | Por: Denise Saenz
pé di café pirenópolis coador café Pirenópolis a pé
Pé di Café | Por: Denise Saenz

Florinda Comidinhas

Aquer se apaixonar por um lugar charmoso, com uma gastronomia mais artesanal e simples e feita com muito carinho? Florinda Comidinhas é o seu lugar.

Endereço: Rua Aurora, 18 – Centro Histórico

Horário de Funcionamento: sexta a terça, 9h – 21h

Por: Denise Saenz Florinda Comidinhas Pirenópolis
Florinda Comidinhas | Por: Denise Saenz

Bottega do Malte em Pirenópolis

Bottega do Malte está instalado em um lindo e aconchegante casarão colonial típico da arquitetura de Pirenópolis. É um restaurante familiar de culinária artesanal italiana que oferece deliciosas massas frescas e cervejas especiais. O cardápio é reduzido mas bem selecionado.

Endereço: Rua Matutina, 51 – Centro Histórico, Pirenópolis

Fone: 62 99531-2018