Por:

Saiba como revisar o carro para viajar com segurança e se jogue na estrada rumo a Pirenópolis.

Conheça as 10 dicas para revisar o carro para viajar com segurança.

Quer viajar com segurança? Então saiba como revisar o carro para viajar. E, viajar pra Pirenópolis, seja por um bate-volta saindo de Brasília (150km), Goiânia (120km) ou Anápolis (63km) é sempre uma experiência sensacional. E, assim  com planejar quais cachoeiras irá conhecer, reservar pousadas e definir os passeios, fazer aquele check-up no veículo e revisar o carro para viajar deve entrar na listas de planejamento pré viagem. Afinal, é melhor prevenir do que remediar. Você deve verificar o seu carro para ter certeza de que ele está em boas condições e em bom funcionamento. E pra uma viagem a Pirenópolis, que certamente passeios como cachoeiras e trilhas fará parte do seu roteiro, ter a revisão do seu veículo em dias é bastante importante. O ideal é que você leve seu veículo ao mecânico de sua confiança para revisar o carro para viajar

Saiba como revisar o carro para viajar

foto Pico dos pirineus Thiago Jesus Pirenópolis Revisar o carro para viajar
Pico dos Pirineus
Por: Thiago Jesus

Itens que devem ser observados para revisar o carro para viajar com segurança

A revista Auto Esporte separou 10 itens essenciais que devem ser checados na revisão do seu veículo, confira:

1- Combustíveis e lubrificantes

Abasteça em postos conhecidos por você e não deixe o combustível muito tempo parado no tanque antes de pegar a estrada.

2- Filtros de ar, óleo e combustível

Faça a troca deste sistema seguindo as dicas do manual do proprietário. Trocar o óleo, por exemplo, sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante.

Fusca no Centro Histórico de Pirenópolis GO
Fusca no Centro Histórico
Por: Bruno Daher

3- Limpador de para brisas

Cheque se os encaixes das hastes estão seguros e se as lâminas e as borrachas estão em bom estado. Lembre-se de sempre lavar a borracha das palhetas apenas com água.

4- Freios

O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem sempre ser checados. Se houver ruídos, trepidações, perda de eficiência ou pedal duro, peça uma avaliação mais minuciosa.

5- Velas e cabos

Alguns fabricantes indicam que as velas devem ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km. Qualquer falha neste sistema pode ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes.

6- Suspensão

O sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios. Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar que você saia da sua rota

7- Correia dentada

A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor

8- Radiador

Respeite a data limite de troca do líquido de arrefecimento do motor. E peça para seu mecânico conferir o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d’água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel

Parque dos Pirineus, viajando de carro, revisar o carro para viajar

9- Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

Revisar o carro para viajar com segurança é importante. Saiba também que fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Lembre-se, você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. E não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.

10- Pneus

Mantenha os pneus calibrados, incluindo o estepe. Faça rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante. Já o alinhamento, quando houver desequilíbrio direcional, ou na troca do conjunto.

Veículo revisado e malas prontas? Pirenópolis aguarda a sua visita!

O que fazer em uma viagem de carro a Pirenópolis

Cachoeiras em Pirenópolis que você deve conhecer