Por:

Roteiro turístico em Pirenópolis. Conheça Piri através de dicas sensacionais em um roteiro completo

Confira este incrível roteiro turístico em Pirenópolis pelos olhos da Dayana e Genivaldo.

Conheça o roteiro turístico em Pirenópolis preparado pelo casal Dayana Cruz e Genivaldo. Confira:

Roteiro turístico em Pirenópolis.


Já estivemos em Pirenópolis três vezes e cada uma dessas visitas foi única e surpreendente! Vamos ao roteiro turístico em Pirenópolis

Da última vez ficamos na Pousada da Geni, acomodações simples e muito aconchegantes, localizada no centro histórico!

Na chegada da cidade você vai encontrar um centro de apoio ao Turista onde terá acesso a um mapa da cidade, com todas as cachoeiras e atrativos. No centro também existe um apoio ao turista, onde você pode tirar todas as suas dúvidas e seguir sozinho para as maravilhas que Pirenópolis guarda ou contratar um passeio nas agências da cidade com um guia turístico.

Mapa turístico de Pirenópolis
Mapa Pirenópolis/ Divulgação
Dayana Cruz e Genivaldo em Pirenópolis no portico de entrada da cidade pirenópolis
Dayana Cruz e Genivaldo em Pirenópolis

O nosso plano é explorar todos os lugares! Mas como moramos no nordeste, vamos aos pouquinhos rsrsrsrs. Caminhar pelas ruas do Centro histórico já é um atrativo bem interessante. Cada casa, muros, prédios público e igrejas são ricos em detalhes que tornam Pirenópolis um lugar único e capaz de agradar diferentes interesses.

mulher igreja matriz pirenópolis céu azul
Dayana Cruz – Igreja de Nossa Senhora do Rosário – Igreja Matriz
homem entrando na ponte pênsil dona benta em piri pirenópolis
Genivaldo na Ponte Pênsil Dona Benta
mulher ponte centro pirenópolis rio das almas
Dayana no Centro Histórico de Pirenópolis

A Ponte Pênsil Dona Benta liga o Centro ao bairro do Carmo através do largo do antigo Mercado Municipal. Achei a ponte muito charmosa e romântica!

Ponte sobre o Rio das Almas em Pirenópolis
Mulher igreja do carmo em pirenópolis piri
Dayana na Igreja Nossa Senhora do Carmo em Pirenópolis

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo fica logo após a Ponte Velha, construída entre os anos de 1750 e 1754, nos apresenta uma decoração barroca rococó.

Caminhar, observar e fotografar, inclusive a noite é uma experiência gratificante! Uma cidade tranquila, onde encontramos casas abertas e pessoas dispostas a conversar e colaborar com os visitantes, assim é essa fantástica cidade.

E Vamos as cachoeiras de Pirenópolis!

A primeira cachoeira que conhecemos por lá foi a Meia Lua que possui um acesso super fácil e sinalizado. Sempre que vamos para Pirenópolis alugamos carro em Brasília e isto torna tudo mais fácil!

Cachoeira Meia Lua em Pirenópolis

Lembro-me que no curso do rio existe um desgaste na pedra que forma uma espécie de banheira que recebe a correnteza, lembrando uma hidromassagem (risos). Permanecemos por lá algumas horas relaxando e tratando de esquecer de todo o estresse da vida “real”! Lavamos a alma!

mulher cachoeira meia lua pirenópolis piri
Dayana na Cachoeira Meia Lua em Pirenópolis

Cachoeira do Abade em Pirenópolis

A Reserva do Abade é um dos principais passeios, talvez pela estrutura da fazenda e também porque a Cacheira do Abade é uma das mais belas! Na reserva você pode optar por duas trilhas! Você receberá uma mapa com toda a trilha, que proporcionará muitas emoções e belos mirantes para fotos e registros para guardar na caixinha das recordações!

Fizemos a trilha do Vale – 2,5 km – são 04 cachoeiras, mirantes, aquário natural e a ponte da tremedeira. O último ponto da trilha é a cachoeira do Abade, linda, plena e com uma queda de 22 metros na cor verde esmeralda!

Cachoeira do Sossego em Pirenópolis

Dayana na Cachoeira do Sossego em Pirenópolis

Cachoeira do Landi em Pirenópolis

Dayana e Genivaldo na Cachoeira Landi em Pirenópolis

Antes da cachoeira do Canyon e do Abade você faz a travessia pela ponte da tremedeira. Mas se você não curti esse tipo aventura, não se preocupe pois, existe uma trilha ao lado. Contudo, a travessia é bem tranquila e a vista compensa o esforço.

Roteiro turístico em Pirenópolis
Dayana e Genivaldo na Ponte Tremedeira em Pirenópolis

Cachoeira do Canyon em Pirenópolis

Roteiro turístico em Pirenópolis
Cachoeira do Canyon em Pirenópolis

Cachoeira do Abade em Pirenópolis

piri cachu cachoeira abade reserva casal
Dayana e Genivaldo na Cachoeira do Abade em Pirenópolis

E assim finalizamos o nosso passeio na Reserva do Abade. Na sede da reserva é possível almoçar, tomar banho e se organizar para o próximo passeio ou para curti a noite nas ruas românticas de “Piri”!

Cachoeira das Araras em Pirenópolis

Conhecemos ainda a Cachoeira das Araras que fica do outro lado da cidade. De brinde, fizemos uma trilha e conhecemos a cachoeira Renascer.

Cachoeira das Araras

Cachoeira Renascer em Pirenópolis

casal homem mulher cachu cachoeira araras piri pirenópolis turismo
Dayana e Genivaldo na Cachoeira Renascer em Pirenópolis

Pirenópolis ainda guarda uma infinidade de experiências que pretendemos vivenciar!

Um capítulo à parte é a Lagoa Azul que conhecemos na cidade vizinha chamada Vila Propício, foi um passeio tão fantástico que quero contar pra vocês em um próximo poste! Porque além de tudo que já falamos, até o caminho para Pirenópolis é espetacular!


Roteiro turístico em Pirenópolis em outras dicas


Os conteúdos e opiniões apresentadas neste post não são de responsabilidade do VemPraPiri.com.br e não representam, necessariamente, as opiniões do site.

Já esteve em Piri? Publique também suas dicas de passeios com a gente. Clique aqui ou nos envie um email para: vemprapiri@gmail.com com textos e fotos.

Até a próxima! 🙂